Nome Completo: Didier Yves Tebily Drogba
Data de Nascimento: 11/03/1978 - 32 Anos
Local de Nascimento: Abidjan - Costa do Marfim
Altura: 1,89 m
Peso: 91 kg
Pe que Chuta: Direito
Posição: Atacante
Primeiro Clube: Levallois-FRA (1996)
Jogos pela Seleção: 71 jogos
Gols pela Seleção: 45 gols
Títulos: Campeonato Inglês ( 2004-05 ; 2005-06 ; 2009-10 ) Copa da Inglaterra ( 2006-07 ; 2008-09 ; 2009-10 ) Supercopa da Inglaterra ( 2005 ; 2009 ) Copa da Liga Inglesa ( 2004-05 ; 2006-07 )
___________________________
Nas categorias de base do Levallois, Drogba foi formando o seu estilo e o seu corpo, até que em meados de 1998, o Le Mans, da segunda divisão, decidiu contratá-lo. Duas temporadas e meia depois bastariam para dar o salto para o mais alto nível do futebol, com a camisa do Guingamp da primeira divisão, onde marcou 20 gols em uma temporada.
Um contributo que não passou despercebido no sul da França, onde o Olympique de Marselha, um dos principais clubes do país, aceitou pagar cerca de cinco milhões de euros por seu passe. A raça e a potência de Drogba valeram-lhe em poucos jogos a admiração dos torcedores marselheses e o marfinense foi o vice-artilheiro da Ligue 1, além de ser eleito o melhor jogador doCampeonato Frânces e de ter levado a sua equipe à final da Copa da UEFA, que perderia para o Valencia de Rafael Benitéz.
Em seguida, José Mourinho, recém-chegado ao Chelsea, logo ordenou sua contratação. Embora uma série de lesões o impedisse de dar sempre o seu melhor pela equipe, "Drogs", em sua primeira temporada, teve uma grande participação na reconquista do Premier League, cinquenta anos após o último título da equipe no torneio. O time também chegou às semifinais da UEFA Champions League.
Logo tornou-se um dos ídolos e jogadores-símbolo dos Blues, a ponto de sua insatisfação com Luiz Felipe Scolari, que insistia em deixá-lo fora do time titular (embora o marfinense estivesse voltando de lesão) e que não permitiu sua negociação em janeiro de 2009 ter sido um dos motivos que determinaram a saída prematura do técnico brasileiro, no mês seguinte.
Seleção Marfinense :No auge de sua forma, foi fundamental para a Costa do Marfim na classificação para as Copas de 2006 e, mais recentemente, 2010, que será realizada no seu continente natal.
Já célebre, comandou a Costa do Marfim rumo à classificação da primeira Copa do Mundo de sua seleção, a de 2006, conseguindo a vaga com um ponto de diferença sobre Camarões (que não eram eliminados da disputa desde 1985), de Samuel Eto'o, tendo eliminado também o Egito, do ex-companheiro de Olympique Marseille, Mido.
Já nas eliminatórias africanas para a Copa do Mundo 2010, a Costa do Marfim obteve sua classificação com mais facilidade e antecedência, já que as outras seleções de sua chave eram muito inferiores. Foi uma das primeiras seleções a se classificar para o torneio, que será realizado na África do Sul.
Após uma forte dividida com o brasileiro naturalizado japonês Marcus Túlio Tanaka, em um amistoso contra o a seleção japonesa, em 4 de junho de 2010, Drogba sofreu uma fratura no cotovelo direito. O jornal francês "L'Equipe" previamente anunciou que ele não poderá jogar a Copa do Mundo de 2010. Porém, passou por uma cirurgia, que foi classificada como "fantástica", e teve uma rápida recuperação. Pela previsão inicial, Drogba voltou no segundo jogo de sua seleção na Copa, contra o Brasil. No dia 20 de junho de 2010, tornou-se o primeiro jogador de uma seleção africana a marcar um gol contra o Brasil no sexto confronto entre o selecionado canarinho e as seleções africanas.
boom,adogo este tal "craques do Mundo",muito bom (y)
ResponderExcluir