quinta-feira, 2 de setembro de 2010

"Repatriados" : Deco


Nome Completo: Anderson Luís de Souza Ano de Nascimento: 27/08/1977 - 33 anos Local de Nascimento: São Bernardo do Campo-SP Nacionalidade : Naturalizado Português Altura: 1,77 m Peso: 75 kg Pé que chuta : Direito Posição: Meio-Campo Primeiro Clube Profissional: Corinthians Jogos Pela Seleção : 75 jogos Gols pela Seleção: 5 gols



_______________________________

Carreira:

Mudou-se ainda pequeno para o município de Indaiatuba, interior de São Paulo, onde deu seus primeiros passos no futebol. Iniciou a sua vida no futebol juvenil, em Campinas Guarani depois o Juventus da Mooca, Nacional da Barra Funda (SP) e ainda na divisão de base se transferiu para o Corinthians, onde brilhou depois foi transferido a maceio onde jogou no CSA de Alagoas e depois foi vendido ao futebol europeu.

Chegada a Portugal: Chegou a Portugal através do Benfica, que o contratou junto ao CSA (Brasil). Foi no Alverca que mostrou o seu futebol, passando ainda pelo Salgueiros.Deco foi dispensado pelo Benfica, mas viria a brilhar no F.C Porto, onde ajudou este a vencer dois campeonatos nacionais, uma Taca da Uefa, uma Liga dos Campeões e uma Taça de Portugal. Ficou conhecido com o apelido de "Mágico", pelas suas jogadas geniais no meio-campo do Porto e da Seleção Portuguesa.
Barcelona:

Tinha recebido numerosas e milionárias ofertas de grandes clubes como o Portsmouth e o Chelsea. Mas Deco aceitou a oferta feita pelo FC Barcelona, inferior economicamente, mas que pelo projeto esportivo, e porque disse que sempre tinha simpatia pelo clube e pela cidade. Foi então feita a troca de Ricardo Quaresma (naquela época jogador do Barcelona) por Deco.

Tendo conquistado a titularidade na que é considerada uma das melhores equipes do mundo e ganhou o estatuto de estrela juntamente com Ronaldinho Gaúcho e Samuel Eto'o.

Em 2006, ajudou o Barcelona a vencer a Liga dos Campeões chegando ao Mundial de clubes da FIFA. Teve uma ótima atuação no primeiro jogo, marcando um gol e levando a sua equipe a final contra o Brasileiro Internacional. Também jogou muito bem neste jogo, mas não pode segurar a derrota para o Internacional. Como prêmio pelas duas ótimas atuações Deco foi premiado Melhor Jogador do Campeonato com a Bola de Ouro. A Bola de Prata (2°melhor jogador) foi para Iarley, e a Bola de Bronze (3° melhor jogador) foi para seu companheiro de equipe Ronaldinho Gaúcho, que no dia seguinte ficou em terceiro na atribuição do prêmio da FIFA para Melhor Jogador do Mundo. No final da época 2007/08 e em consequência do seu decréscimo de rendimento esportivo, Deco foi dispensado do Barcelona,muito também por culpa dos adeptos blaugrana que exigiram a saída do criativo luso-brasileiro.

Chelsea:


Após o Euro 2008, o Chelsea anunciou a s

ua contratação, a 30/06 de 2008, num con

trato válido por 2 anos.

Em 17/08 de 2008, Deco marcou seu 1

º gol pelo Chelsea, logo na sua estreia, no jogo Chelsea 4-0 Portsmouth.

Após um bom ínicio de temporada em Stamford Bridge, Deco foi perdendo espaço na equipe e falou-se muito na sua saída, principalmente para o Brasil, o próprio jogador pareceu sempre tentado em regressar à terra natal quando se vi u a perder espaço nos blues. Após a Copa do Mundo de 2010, foi liberado pelo Chelsea, tranferindo-se para o Fluminense.

Fluminense:

Em 7 de Agosto de 2010, após uma longa negocia ção, Deco conseguiu ser liberado por seu clube para, enfim, ser anunciado pelo Fluminense. O jogador foi apresentado no dia 9 de agosto e usará a tradicional camisa 2010.


Seleção de Portugal:

Como nunca havia sido chamado para representar a S

eleção Brasileira de Futebol, Deco estava eligível para

representar Portugal. Em 2002, depois de seis anos em Portugal ao serviço de vários clubes Portugueses, Deco obteve dupla cidadania. Ao fim de poucos meses, com discordância do público e até vários jogadores da Selecção e clubes, Deco acabaria por ser convocado pela primeira vez para representar a Selecção das Quinas, por coincidência, para um amigável frente ao Brasil. O luso-brasileiro marcou o golo vitorioso através de um livre que deu a vitória a Portugal por 2-1. Foi então a primeira vitória Portuguesa frente ao

Brasil desde o Mundial de 1966. Desde então, Deco foi quase que titular absoluto na selecção, sendo-lhe atribuído o estatudo de playmaker. Apesar da sua chamada à Selecção ter sido muito criticada de início, Deco acabaria por se tornar nu

m dos destaques da Selecção Portuguesa.

Deco retirou-se da selecção após o Mundial da Fifa de 2010 com 5 gols em 75 internacionalizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário